A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada em três etapas em datas e para públicos diferentes, sendo:
1ª Etapa: Idosos 60 anos ou mais e Trabalhador da Saúde
2ª Etapa: Professores, Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e Forças de Segurança e Salvamento
3ª Etapa: Crianças ( de 6 meses a menor que 6 anos), Gestantes, Puerperas, Povos Indígenas e Adultos de 55 a 59 anos.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Os idosos de Ribeira serão vacinados contra a gripe sem que precisem sair de suas casas a partir desta terça-feira (24). O objetivo é diminuir a circulação de pessoas dentro da unidade e, também, dar preferência para ambientes mais ventilados e com menos aglomeração, para evitar a propagação da covid-19. Os trabalhadores de saúde estão incluídos nessa primeira etapa porque atuam diretamente no cuidado com os pacientes. É essencial proteger a saúde desses profissionais, para evitar afastamentos do trabalho por um problema de saúde que pode ser evitado com a vacinação, garantindo um atendimento mais adequado da população.
A orientação é que a população aguarde as etapas conforme o cronograma para os diferentes grupos. A vacinação estará disponível até o final do mês de maio, não sendo necessárias aglomerações.
