Capa » Coronavírus » Sobre a COVID-19

Sobre a COVID-19

Fonte: Site do Tribunal de Contas de São Paulo

covid-19-teste

O SARSCoV2, integrante de uma ampla família de coronavírus, teve seu surgimento e epicentro na cidade de Wuhan, na China, no início de dezembro de 2019. Estudos indicam que a origem se deu, provavelmente, por meio de morcegos. Em janeiro deste ano, a China anunciou as primeiras mortes e, logo depois, registrou-se um alto crescimento da COVID-19, que se espalhou por diversos países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que, atualmente, por conta do aumento do número de casos e da disseminação global, o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus. Ainda não existe medicamento ou vacina para combater o vírus, apenas os sintomas.

Chamada de COVID-19, a doença é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de gotículas expelidas pelo nariz ou pela boca quando o paciente tosse ou exala. A infecção também pode ser adquirida pelo contato com objetos e superfícies atingidas por essas gotículas e ao tocar olhos, nariz ou boca.

Por isso, a recomendação é manter uma distância de pelo menos 2 metros de pessoas que testaram positivo. Pacientes assintomáticos, que estão com a doença, mas não desenvolvem os sintomas, também podem transmitir o vírus.

A OMS informa que o tempo médio de incubação, que compreende desde a captura do vírus até o início dos sintomas, é de 5 dias, podendo variar de 1 a 14 dias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Desenvolvido por: Mais Alto Vales Conteúdos Digitais