Capa » Notícias » Ribeira recebe micro ônibus e equipamentos para o Programa Saúde em Ação

Ribeira recebe micro ônibus e equipamentos para o Programa Saúde em Ação

Itapeva, 05 de setembro de 2019 – A Prefeitura Municipal de Ribeira, através de seu Secretário de Saúde de Ribeira, Alan Fogaça, juntamente com o vice prefeito Mario Aparecido de Oliveira participaram na manhã desta quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, da solenidade de entrega de 16 micro-ônibus e 430 tablets para os municípios de Itapeva e região pelo Programa Saúde em Ação. Mais de R$ 32 milhões estão sendo investidos em obras e ações, que visam aprimorar a assistência dos pacientes e o trabalho de campo dos agentes comunitários.

Os ônibus tiveram investimento de R$ 4,2 milhões e permitem que os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sejam levados às unidades básicas e hospitais com conforto e segurança. Outros R$ 600 mil foram investidos para apoio técnico, suporte e rastreamento. Cada veículo pode transportar até 26 passageiros.

Os micro-ônibus foram entregues para um consórcio formado pelos municípios de Itapeva, Apiaí, Guapiara, Buri, Riversul, Ribeira, Ribeirão Branco, Bom Sucesso de Itararé e Itapirapuã Paulista. Este consórcio será responsável pelo custeio das operações. Estima-se que o novo modelo trará uma economia de até 70% para os cofres dos municípios.

Alan Fogaça e Mario receberam micro ônibus e equipamentos para o município

Já os tablets contaram com um investimento de mais de R$ 200 mil do programa e serão distribuídos para os agentes comunitários de saúde dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí.

Os novos equipamentos terão conexão com a internet e serão monitorados. Com isto, os agentes vão deixar as fichas de papel para trás, inserindo as informações do usuário em sistema digital, em tempo real.

Com os dados computados, o Estado terá melhor condição de conhecer seu público, identificar as doenças mais frequentes e prevenir epidemias, já que as informações serão lançadas em uma rede que será monitorada na Secretaria de Estado da Saúde.

O “Saúde em Ação” é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá investir R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais.  Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado.