Capa » Notícias » Projeto “Recicla Ribeira” coleta mais de duas toneladas de materiais recicláveis em um mês de atividade

Projeto “Recicla Ribeira” coleta mais de duas toneladas de materiais recicláveis em um mês de atividade

Mais de duas toneladas de materiais recicláveis coletados no município de Ribeira e que iriam para o aterro sanitário foram destinadas corretamente, ao longo de mais de um mês do projeto Recicla Ribeira. O montante considerável significa um impacto importante na redução de lixo que o município envia para Santa Catarina mensalmente, pois ainda não possui licença para o funcionamento do Aterro Sanitário Municipal, afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Tamanho. A média de investimento para deslocar o lixo produzido na cidade para outro estado varia de R$ 12 a R$ 15 mil/mês. Por isso o secretário acredita que, com a mobilização da população no projeto de coleta seletiva, haverá uma diminuição nesse total. Esse reflexo poderá ser sentido pelos munícipes, com melhorias para a cidade, pontua o titular da pasta. Tamanho também agradece à população que aderiu e defende o projeto, o total de participantes superou as expectativas iniciais do secretário.

Desde junho deste ano, todas as quartas-feiras o caminhão da coleta retira os materiais das mais de 70 residências que participam de forma voluntária da coleta. Esse material é enviado para os profissionais que separam corretamente os resíduos e os encaminham para a venda, na empresa Reciclagem Colombo, em Colombo/PR. O material coletado fica menos de uma semana no galpão da empresa familiar (na Estrada da Rapadura), que levam semanalmente o material coletado para o Paraná. Não há queima desse material, considerando que, por ser reciclável, tudo que foi recolhido gera receita no processo de compra e venda.

De acordo com Lair de Andrade Souza e Luana da Silva, responsáveis pelo recebimento, separação e venda dos produtos, desde o início do projeto até o momento, o fluxo tem se mantido bastante equilibrado (quanto ao montante recolhido) e a população tem se esforçado quanto à limpeza e separação correta dos produtos, no entanto, acreditam que o município tenha capacidade de participar mais e impactar muito mais também o meio ambiente e quanto à redução do lixo enviado para Santa Catarina.

No momento, a Prefeitura Municipal trabalha em parceria com a empresa familiar do senhor Lair por estar no município e ter condições físicas e estruturais para receber os materiais e escoá-los. A venda desses materiais coletados não gera, diretamente, renda para o município. O que acontece é que diminui o montante de lixo que seria enviado à Santa Catarina, refletindo em uma diminuição no preço para o transporte mensal do lixo.

A ideia, no entanto, é fomentar o projeto ainda mais, para que seja possível a criação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis municipal, para agregar mais pessoas e gerar renda para esses trabalhadores, prática essa que ocorre em diversas cidades e com experiências positivas.

Etapas

Além da coleta seletiva a Prefeitura Municipal também vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental em parceira com as escolas e lideranças, a fim de fomentar o debate sobre sustentabilidade e promover mudanças de hábitos e consciência cidadã.

Como explica o secretário da pasta, a ideia é que todos os bairros do município sejam atendidos pela coleta e, posteriormente, há a possibilidade da criação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis na cidade.

Vale salientar que a coleta seletiva é importante por refletir em toda uma cadeia de bons resultados: o material reciclado gera renda para os coletores, impacto ambiental e também diminui o gasto com o transporte do lixo na cidade, impactando positivamente na receita do município.

Como Participar

Moradores de Ribeira (Sede), Vila Ito e Vila São João, no bairro Catas Altas, que quiserem aderir voluntariamente ao projeto Recicla Ribeira podem manifestar a intenção por telefone, pessoalmente e também na página da internet (Prefeitura Municipal de Ribeira).

A coleta ocorre todas às quartas-feiras, pela manhã, e basta a pessoa deixar os materiais ao lado de fora das residências (que serão sinalizadas com placas).

Lembrando que as embalagens devem ser limpas antes de descartadas.

Mais informações: (15) 3555-1149.

Histórico

Coleta Seletiva em Ribeira começa a partir da próxima semana -25/05/2019

Coleta Seletiva em Ribeira começa a partir da próxima semana -25/05/2019

Começa, na próxima semana, a Coleta Seletiva no município de Ribeira, dentro da agenda de ações da Semana do Meio Ambiente. Batizada de “Recicla Ribeira”, a campanha, que tem como intenção se tornar um projeto fixo dentro das ações da Secretaria do Meio Ambiente, abrange, nesse primeiro momento a coleta porta a porta e nos próprios públicos (escolas e Prefeitura), bem como educação ambiental.
Faixas, folders de divulgação e chamadas na rádio já começam a circular a partir desse fim de semana e, na quarta-feira, dia 29, as famílias (residências) que se inscreveram voluntariamente para realizar a coleta já terão seus resíduos recolhidos por um profissional da limpeza urbana.
Os interessados em participar podem procurar a prefeitura (15) 3555-1149 e realizar sua inscrição. Aqueles que aderirem terão uma placa em frente à casa indicando que participam da campanha e, consequentemente, colaboram com limpeza da cidade e bem-estar dos munícipes.
Além das casas participantes haverá Postos de Coletas nas escolas Diógenes Ribeiro de Lima e Júlia Silveira Melo, além do prédio da Prefeitura.
Mais informações: (15) 3555-1149

Desenvolvido por: Mais Alto Vales Conteúdos Digitais