Capa » Notícias » Projeto “Recicla Ribeira” coleta mais de duas toneladas de materiais recicláveis em um mês de atividade

Mais de duas toneladas de materiais recicláveis coletados no município de Ribeira e que iriam para o aterro sanitário foram destinadas corretamente, ao longo de mais de um mês do projeto Recicla Ribeira. O montante considerável significa um impacto importante na redução de lixo que o município envia para Santa Catarina mensalmente, pois ainda não possui licença para o funcionamento do Aterro Sanitário Municipal, afirma o secretário de Meio Ambiente, Rafael Tamanho. A média de investimento para deslocar o lixo produzido na cidade para outro estado varia de R$ 12 a R$ 15 mil/mês. Por isso o secretário acredita que, com a mobilização da população no projeto de coleta seletiva, haverá uma diminuição nesse total. Esse reflexo poderá ser sentido pelos munícipes, com melhorias para a cidade, pontua o titular da pasta. Tamanho também agradece à população que aderiu e defende o projeto, o total de participantes superou as expectativas iniciais do secretário.

Desde junho deste ano, todas as quartas-feiras o caminhão da coleta retira os materiais das mais de 70 residências que participam de forma voluntária da coleta. Esse material é enviado para os profissionais que separam corretamente os resíduos e os encaminham para a venda, na empresa Reciclagem Colombo, em Colombo/PR. O material coletado fica menos de uma semana no galpão da empresa familiar (na Estrada da Rapadura), que levam semanalmente o material coletado para o Paraná. Não há queima desse material, considerando que, por ser reciclável, tudo que foi recolhido gera receita no processo de compra e venda.

De acordo com Lair de Andrade Souza e Luana da Silva, responsáveis pelo recebimento, separação e venda dos produtos, desde o início do projeto até o momento, o fluxo tem se mantido bastante equilibrado (quanto ao montante recolhido) e a população tem se esforçado quanto à limpeza e separação correta dos produtos, no entanto, acreditam que o município tenha capacidade de participar mais e impactar muito mais também o meio ambiente e quanto à redução do lixo enviado para Santa Catarina.

No momento, a Prefeitura Municipal trabalha em parceria com a empresa familiar do senhor Lair por estar no município e ter condições físicas e estruturais para receber os materiais e escoá-los. A venda desses materiais coletados não gera, diretamente, renda para o município. O que acontece é que diminui o montante de lixo que seria enviado à Santa Catarina, refletindo em uma diminuição no preço para o transporte mensal do lixo.

A ideia, no entanto, é fomentar o projeto ainda mais, para que seja possível a criação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis municipal, para agregar mais pessoas e gerar renda para esses trabalhadores, prática essa que ocorre em diversas cidades e com experiências positivas.

Etapas

Além da coleta seletiva a Prefeitura Municipal também vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental em parceira com as escolas e lideranças, a fim de fomentar o debate sobre sustentabilidade e promover mudanças de hábitos e consciência cidadã.

Como explica o secretário da pasta, a ideia é que todos os bairros do município sejam atendidos pela coleta e, posteriormente, há a possibilidade da criação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis na cidade.

Vale salientar que a coleta seletiva é importante por refletir em toda uma cadeia de bons resultados: o material reciclado gera renda para os coletores, impacto ambiental e também diminui o gasto com o transporte do lixo na cidade, impactando positivamente na receita do município.

Como Participar

Moradores de Ribeira (Sede), Vila Ito e Vila São João, no bairro Catas Altas, que quiserem aderir voluntariamente ao projeto Recicla Ribeira podem manifestar a intenção por telefone, pessoalmente e também na página da internet (Prefeitura Municipal de Ribeira).

A coleta ocorre todas às quartas-feiras, pela manhã, e basta a pessoa deixar os materiais ao lado de fora das residências (que serão sinalizadas com placas).

Lembrando que as embalagens devem ser limpas antes de descartadas.

Mais informações: (15) 3555-1149.

Coleta Seletiva em Ribeira começa a partir da próxima semana -25/05/2019

Começa, na próxima semana, a Coleta Seletiva no município de Ribeira, dentro da agenda de ações da Semana do Meio Ambiente. Batizada de “Recicla Ribeira”, a campanha, que tem como intenção se tornar um projeto fixo dentro das ações da Secretaria do Meio Ambiente, abrange, nesse primeiro momento a coleta porta a porta e nos próprios públicos (escolas e Prefeitura), bem como educação ambiental.
Faixas, folders de divulgação e chamadas na rádio já começam a circular a partir desse fim de semana e, na quarta-feira, dia 29, as famílias (residências) que se inscreveram voluntariamente para realizar a coleta já terão seus resíduos recolhidos por um profissional da limpeza urbana.
Os interessados em participar podem procurar a prefeitura (15) 3555-1149 e realizar sua inscrição. Aqueles que aderirem terão uma placa em frente à casa indicando que participam da campanha e, consequentemente, colaboram com limpeza da cidade e bem-estar dos munícipes.
Além das casas participantes haverá Postos de Coletas nas escolas Diógenes Ribeiro de Lima e Júlia Silveira Melo, além do prédio da Prefeitura.