Capa » Coronavírus » Mito ou Verdade

Mito ou Verdade

Fonte: Site do Tribunal de Contas de São Paulo

Homem lendo fake news em tablet

Com o objetivo de evitar a disseminação de notícias falsas, esta seção foi criada para informar ao público interno do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo o que é verdade ou mentira sobre a COVID-19.

Antes de divulgar informações sobre a pandemia do novo coronavírus a parentes, amigos ou contatos de redes sociais, é importante certificar-se da veracidade das notícias. Para isso, verifique se a fonte é legítima e possui credibilidade; busque veículos de comunicação e sites jornalísticos confiáveis e acesse órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde de Estado.

Informação correta é consciência, responsabilidade social e pode salvar vidas. Não caia em fake news. Faça a sua parte para combater o novo coronavírus.

Vitamina C ou água com limão previne a infecção?
– Não. Não existe vitamina, terapia alternativa, equipamento ou remédio licenciado capaz de evitar o contágio ou tratar a doença.

Manter a garganta molhada e beber água quente ajuda a evitar o vírus?
– Não há evidência alguma de que isso funcione.

Posso melhorar minha imunidade e evitar a doença?
– Não há nenhum método de evidência científica clara de que algo que façamos vá reforçar a nossa imunidade. Uma vida saudável, dormir adequadamente e evitar muito estresse são coisas que podem ajudar a se proteger.

Produtos importados da China podem transmitir o vírus?
– Não há risco algum neste caso, segundo infectologistas.

Meu bichinho de estimação pode transmitir o coronavírus?
– Não há evidências nesse sentido.

O vírus já foi detectado em cães?
– Sim. Em um Lulu da Pomerânia de uma mulher infectada na China. Mas o animal não adoeceu. Veterinários acreditam que o cão foi contaminado da mesma forma que tudo o que sua dona tocou.

Quem deve usar máscara?
– Não existem evidências de que usar máscara de forma indiscriminada controle qualquer tipo de epidemia. Três casos possuem indicação para o uso de máscara: a pessoa que apresenta sintomas do coronavírus; o profissional da área da saúde que vai prestar atendimento para o paciente sintomático; e pessoas próximas do doente.

Médicos tailandeses curaram o coronavírus em 48 horas?
– Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Ao estourar plástico bolha produzido na China, pode-se contrair o coronavírus?
– O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Argumenta ainda que vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal.

Chá de abacate com hortelã previne coronavírus?
– Não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

É verdade que cientistas indianos encontraram inserções semelhantes ao vírus HIV (AIDS) que estão ausentes em tipos anteriores do coronavírus e que a COVID-19 tenha sido criada em laboratório?
– Essa informação é falsa. Não há nenhum registro científico que indiquem inserções semelhantes ao vírus HIV no novo coronavírus e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Estudo publicado na revista Lancet fez uma descrição de dez sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiros intermediários animais do mercado de Wuhan.

O novo coronavírus causa pneumonia de imediato?
– Não. Os principais sintomas do novo coronavírus são: febre, tosse e dificuldade para respirar, semelhantes a um resfriado. O vírus pode, posteriormente, causar infecção do trato respiratório inferior, como uma pneumonia. Caso você perceba algum desses sintomas é fundamental procurar ajuda médica imediata.


Fontes:

https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus

www.tce.sp.gov.br/oglobocovid

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Desenvolvido por: Mais Alto Vales Conteúdos Digitais