Capa » Notícias » Base do SAMU em Ribeira foi inaugurada e já está atendendo à população

Base do SAMU em Ribeira foi inaugurada e já está atendendo à população

O prefeito Jonas Dias Batista inaugurou no dia 19 – de forma simbólica e sem a presença da população para evitar contagio e/ou propagação do Covid-19 (coronavírus) – a Base local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O novo serviço de saúde começou a funcionar no dia 20, para toda a população, por meio do telefone: 192.

Considerada uma das grandes conquistas desta gestão na área de saúde, o serviço funciona 24h e conta com profissionais treinados para o atendimento ao público, reforçaram os coordenadores regionais do Samu, Dra. Cíntia, da área médica; e Emerson, da área administrativa. Os dois participaram da breve solenidade e reforçaram a importância de o município poder contar com essa infraestrutura.

Eles também parabenizaram os esforços do prefeito e do secretário da Saúde, Alan Fogaça, em possibilitar esses cuidados para os munícipes.

O prefeito Jonas salientou a importância de Ribeira poder contar com mais um aparato de saúde, principalmente neste momento de pandemia, e cumprimentou os membros da equipe responsável pelos atendimentos na cidade.

Ladeado por seus secretários, pelo vice-prefeito Mario Aparecido de Oliveira, o presidente da Câmara, Padre Adilson e outros, Jonas reiterou a satisfação de entregar mais esse equipamento público aos ribeirenses, e também a necessidade de que cada um faça a sua parte para que a cidade possa passar por esse momento delicado na saúde mundial da melhor forma, evitando aglomerações, tomando as medidas de higiene e, dentro do possível, se mantendo em quarentena.

A Base do SAMU em Ribeira fica na rua Antonio Silveira Mello, 119, e o número para ocorrências é o 192 (gratuito).

Sobre o programa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

• residências;
  • locais de trabalho;